Logo
facebook
twiter Google Plus YouTube Flickr
 
 
     

ESMPA oferece pós em Gestão Pública


Todas as vagas foram preenchidas por magistrados e servidores

 

Magistrados, professores, estudantes e servidores na aula inaugural das Pós-graduações da ESM em Belém

 

Em uma parceria entre a Escola Superior da Magistratura do Pará (ESMPA) e a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), foi realizada nesta sexta-feira, 24, a aula inaugural dos cursos de Pós-Graduação latu sensu em Gestão Pública. Os cursos têm ênfase em Direito Penal e Processual Penal e Direitos Humanos, Direito Civil e Processual Civil, Desenvolvimento de Pessoas, e Políticas Públicas e Governança. Todas as vagas ofertadas a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), 30 em cada curso, foram preenchidas. A pós-graduação latu sensu da ESMPA encerra em setembro de 2019.

 

O professor e doutor Jean Carlos Dias, coordenador do programa de pós-graduação em Direito do Cesupa, ministrou a palestra de abertura dos cursos com o tema O Direito Contemporâneo e o Poder Judiciário: perspectivas e desafios. 

 

“Para entender a realidade na qual estamos inseridos, nós precisamos discutir o Direito Contemporâneo e os problemas do Judiciário. A ideia é mostrar que essa realidade é problemática e nós vamos ter que buscar soluções. O programa da capacitação é justamente para isso: buscar a solução dos grandes problemas que vão ser identificados. Vou trabalhar basicamente os impactos dos conflitos teóricos nas decisões judiciais, como o próprio Supremo se depara com essas situações, em que divergências teóricas levam a julgamentos diferentes, e como esse tema vai ser relevante para quem vai desenvolver o estudo de pós-graduação no âmbito do Poder Judiciário”. 

 

Após a palestra de abertura, os professores Everaldo Marcelo Souza de Costa e Francisco Conceição da Silva, ministraram aula para os alunos. Everaldo Marcelo Costa, doutor em administração, destacou a importância da formação continuada. “Creio que toda a formação continuada é importante, quer as organizações sejam públicas ou privadas, pois é um momento que propicia ao colaborador a reflexão. Ele vai pegar a expertise, aquele outro olhar e levar para dentro da organização, criando novos processos”. 

 

Prof. Jean Carlos Dias falou sobre "Pensamento Jurídico Contemporâneo" na aula inaugural das Pós-graduações da ESM

 

O mestre em administração, professor Francisco Conceição da Silva disse que durante o curso vai explicar o espaço chamado organização. “Precisamos entender como nós configuramos este espaço e a pluralidade que está inserida nele. Vamos discutir como entender isso, e como colocar esse conhecimento a serviço dos objetivos que são assumidos pela entidade”. 

 

As servidoras da Coordenadoria de Convênios e Contratos do TJPA, Natália Barbalho, formada em Direito, e Arieli Nobre, formada em administração, vão cursar Governança de Desenvolvimento de Políticas Públicas e Desenvolvimento de Pessoas, respectivamente. 

 

As alunas viram na pós-graduação ofertada uma oportunidade para capacitação com temas de interesse. “Se eu me aprofundar no desenvolvimento de políticas públicas e na aplicabilidade delas, vai ter um efeito tanto na prestação do serviço, quanto para o meu futuro”, comentou Natália. Já Arieli, também considerou importante a formação continuada após a faculdade, mesmo se o curso fosse pago. “É sempre bom complementar o que se aprendeu na faculdade. Eu cursaria mesmo que fosse particular, mas é ótimo que a ESMPA oferte a pós de graça”. “É sinal de que o Tribunal está investindo na gente”, complementou.

 

Além dos alunos matriculados, estiveram presentes à aula inaugural dos cursos de pós-graduação da ESMPA, o secretário-geral da Escola, Aníbal Correia Pinheiro; o diretor acadêmico da ESMPA, Paulo Victor Correa; Cilene Brito Anchieta, diretora do departamento administrativo e financeiro da Escola; a diretora do Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governança Pública do Pará, Gisele Nobre Miranda; a coordenadora de pós-graduação da Escola de Governo Rose Leão; e a técnica e membro da comissão da coordenação do curso, Helen Paiva. No evento, os alunos também receberam um panfleto com a campanha da ESM que arrecada doações para os abrigos João de Deus e são Vicente de Paulo.

 

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Martha Lucia Rios
Foto: Ricardo Lima

 

Voltar

 
     
 

 

 

 

 

 

Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará

Horário de funcionamento administrativo: 8 às 18hs.
Endereço: Trav. Quintino Bocaiúva, 1404 - Nazaré. 66035-190 Belém - Pará
Telefone Geral: (91) 3110-6800

Logo