Logo
facebook
twiter Google Plus YouTube Flickr
 
 
     

ESM abre Semana Jurídica 2018


 

12/03/2018 20:00

Bispo auxiliar aborda superação da violência em palestra de abertura

 
Dom Irineu Roman, durante palestra de abertura da Semana Jurídica na Escola Superior da Magistratura

 

Com o tema o “Enfrentamento da Violência, Direito ao Respeito e Cultura da Paz”, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará (ESM), deu início à Semana Jurídica 2018 nesta segunda-feira, 12. O diretor geral da ESM, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, presidiu a mesa de abertura e, na oportunidade, também representou o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Ricardo Ferreira Nunes.
 
O bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, que ministrou a palestra de abertura da Semana Jurídica, falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e Superação da Violência. O bispo salientou a preocupação da Igreja com os altos índices violência e que ela pode resultar em danos físicos, mentais e em morte. Destacou que as causas da violência são complexas e variadas e que não é fácil superá-la sem entendê-la. 
 
Ao final da palestra, Dom Irineu avaliou positivamente a iniciativa da ESM. “Foi algo de extrema importância essa iniciativa da Escola de trabalhar uma temática tão relevante nos dias de hoje, que é a superação da violência e a promoção da cultura da paz. Temos que trabalhar em conjunto com toda a sociedade, porque o problema maior está na família, na educação. Está lá na base, que precisa ser transformada. Desejo uma boa semana a todos que vão trabalhar essa temática, e elogio a todos os participantes, aos que fazem parte da Escola e que fazem acontecer este evento de grande magnitude para toda a sociedade”.
 
Graduada em Direito e Contabilidade, Deiva Duarte cursa pós-graduação em Prevenção, Controle e Intervenção da Violência na Universidade Federal do Pará (UFPA), e achou pertinente a abertura ser com o tema da Campanha da Fraternidade. “Este é o tema foco da semana jurídica e, como estudante, eu vejo que ele é multidisciplinar, porque é recorrente em várias áreas. Também curso mestrado em Segurança Pública e o que nós vemos é que esse leque multidisciplinar se abre pela necessidade de se debater o tema ‘violência’ em todas as áreas de conhecimento. É um tema que está presente na vida de todo cidadão. Sempre vai ter alguém que já vivenciou ou conhece alguém que já passou por uma situação de violência”.
 
O diretor geral da ESM, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, disse que a campanha da fraternidade deste ano foi justamente o que motivou a escolha do tema. “A violência está muito intensa, não somente no Brasil, mas aqui em nossa cidade também. Partindo da campanha da Igreja, vamos abordar outros temas relacionados à violência no decorrer da semana. Não temos a pretensão de dar soluções, mas de fomentar o debate e discutir o que se pode fazer. Quem sabe talvez, possamos sair na sexta-feira, melhores do que chegamos, para podermos ser um transmissor, na sociedade, da paz que deve haver entre nós. Nosso Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em particular a ESM, sentem-se honrados com a presença de todos que farão parte desta Semana Jurídica”. 
 
Durante o evento, os servidores Adriana Paiva e Samarone Lacerda apresentaram os hinos nacional, do Estado do Pará e da Campanha da Fraternidade, e a Oração de São Francisco.
 
Fizeram parte da mesa de abertura da Semana Jurídica da ESM, o secretário geral da escola, Aníbal Corrêa Pinheiro; a diretora em exercício do departamento de ensino e pesquisa, Cintia Maria Guimarães Angelin; e Cilene Brito Anchieta, diretora do departamento administrativo e financeiro.
 
As próximas palestras da Semana Jurídica 2018 da Escola Superior da Magistratura do Pará serão sobre ‘Violência no Âmbito da Família’, ministrada pelo juiz Raimundo Rodrigues Santana e pelo psicólogo do TJPA Manoel de Christo Alves; ‘Violência Escolar’, pela secretária Estadual de Educação Ana Cláudia Hage e pela promotora de Justiça do MPPA, Leane Barros Fiuza de Mello; ‘Violência no Campo’, pelo juiz Amarildo José Mazzuti e pelo Coronel Emmanuel Queiroz Leão Braga, chefe do Estado-Maior Geral da PMPA; e ‘Violência Urbana’, ministrada pelo decano da Corte paraense, desembargador Milton Nobre.
Imagens AQUI

 

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Martha Lucia Rios
Foto: Ricardo Lima / Ricardo lima / null

 

Voltar

 
     
 

 

 

 

 

 

Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará

Horário de funcionamento administrativo: 8 às 18hs.
Endereço: Trav. Quintino Bocaiúva, 1404 - Nazaré. 66035-190 Belém - Pará
Telefone Geral: (91) 3110-6800

Logo